sábado, 24 de outubro de 2009

Ações Simples, Baratas e Inteligentes...

Há duas décadas atrás era moda se falar em encantar o cliente. Não bastava agradar ou respeitar. Algumas ações desmedidas, vendidas por especialistas de araque, eram compradas pelas empresas que credibilizavam tudo que brilhava, que estava na moda ou que era caro, pois achava-se que tudo que custava muito tinha mais eficácia. Justificavam-se os gastos com argumentos de inteligencia, cult, cabeça... Não é porque foi aprovada uma verba para publicidade que se vai gastá-la de qualquer jeito. Na hotelaria algumas simples podem ter grande eficácia na satisfação dos clientes, gerando a fidelização dos mesmos e, consequentemente a melhora dos resultados. Eis algumas:
  • simpatia
  • respeito
  • demonstração de alegria e satisfação ao receber o hóspede
  • concessão de late check outs
  • concessão de erly check ins
  • concessão de up grades
  • cadastro de dados do cliente para envio de mensagens em datas de aniversário, etc
  • oferta de pequenos mimos de custos quase insignificantes
  • familiarização visual dos hóspedes para que o mesmo seja chamado pelo seu nome
  • presença das chefias sempre que surgirem impasses, dando a devida atenção, tratando cada caso isoladamente, abrindo exceções às regras

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